Livros

Uma visão pessoal dos autores da coleção que vai se somar a muitas outras reunidas no site www.bhdecadaum.com.br, em que as pessoas podem relatar as suas histórias sobre cada tema.

Comprar este livro Gostaria de comprar este livro?
Clique no botão acima para fazer o seu pedido!

Colégio Sacré Coeur de Marie

Marilene Guzella Martins Lemos

Trecho do Livro

No Sacré Coeur, deixar o ginásio e ingressar no segundo grau, que correspondia aos cursos de Formação ou Científico, significava uma mudança muito grande em vários aspectos. A maior era não usar mais o ônibus especial. As freiras entendiam que as alunas do segundo ciclo deveriam ter juízo suficiente para dispensar babás acompanhantes. O uniforme do segundo grau era diferente do uniforme das ginasianas justamente pelo motivo da independência no ir e vir. O veículo usado era o Bonde Serra.

 

Marilene Guzella Martins Lemos

Marilene Guzella Martins Lemos nasceu em São Pedro dos Ferros, na Zona da Mata de Minas Gerais. Aos dez anos, em 1947, veio para Belo Horizonte estudar em colégio de freiras, a princípio como aluna interna. Grande parte de sua vida estudantil se deu no Colégio Sacre Coeur de Marie, na Serra, onde se formou como professora primária em 1954. Foi também bibliotecária, comerciante e empresária no ramo de confecções. Hoje, casada com Paulo Pinheiro Lemos, com três filhos e duas netas, é”Ccontadora de histórias” do grupo “Conto e Encontro”, que se apresenta em escolas, hospitais e grupos de convivência. Como escritora publicou a coletânea de contos de fadas para adultos” Vida transformada em Histórias””(Frente e Verso, 2003) e as crônicas familiares “CJoãozinho Martins e Sinhá”(Frente e Verso, 2007). Ainda inéditos: “CHistórias para ler e contar”, “Belo Horizonte nos Anos Dourados”e “Relembrando os Velhos Carnavais”, ganhador de medalha de ouro, gênero pesquisa, em concurso da Academia de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro.