Livros

Uma visão pessoal dos autores da coleção que vai se somar a muitas outras reunidas no site www.bhdecadaum.com.br, em que as pessoas podem relatar as suas histórias sobre cada tema.

Comprar este livro Gostaria de comprar este livro?
Clique no botão acima para fazer o seu pedido!

Cine Pathé

Celina Albano

Trecho do Livro

Para viver intensamente os filmes, o melhor mesmo era assistir a eles em uma sala de cinema de verdade, no centro da cidade ou nos bairros. Todas tinham o mesmo ritual: a sala escurecendo ao som de uma envolvente melodia, e uma pesada cortina se abrindo para que a tela branca no centro do palco recebessse o feixe de luz que dominava o olhar do espectador durantes duas horas. Mas cada cinema tinha sua música. A do Pathé era “A Lenda da Montanha de Cristal”.

Celina Albano

Maria Celina Pinto Albano, nascida em Belo Horizonte, é doutora em Sociologia. Ainda na infância, no bairro dos Funcionárioos, viu surgir O Cine Pathé e com ele uma grande paixão pelo cinema, tendo, mais tarde, se tornado crítica do jornal Estado de Minas. Professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, secretária de Cultura de Minas Gerais e do município de Belo Horizonte, é especialista em políticas públicas. Em suas pesquisas, sempre privilegiou temas relacionados com o espaço urbano e a cultura.